Quanto custa lançar um Produto Digital?

Você está prestes para lançar o seu produto digital, mas quanta grana precisará investir para fazer isso?

E exatamente sobre essa questão que irei abordar aqui nesse artigo, e esclarecer essa duvida.

Antes de mais nada preciso te dar os Parabéns, porque se você se fez essa pergunta é sinal de que esta PLANEJANDO, e em marketing digital isso é primordial. Sem planejamento não se chega a lugar algum.

Experiência de outros lançamentos

Por ter participado de diversos lançamentos em nichos diferentes, minha aptidão natural por números e métricas, posso te dar uma ideia do que seria bem real para você lançar o seu produto digital.

Você terá vários custos: de ferramentas, de servicos talvez, de hospedagem e de tráfego.

O custo mais significativo com certeza é de tráfego, exceto se você esteja gerando um forte tráfego orgânico ou já tenha uma lista de leads para lançar o seu produto digital.

Bem se estamos falando em tráfego e leads, aí vem outras perguntas:

  • De que tamanho será o seu lançamento?
  • Qual a quantidade de leads necessária?
  • Quanto pretende faturar em vendas com o lançamento?

A grande maioria dos produtores que vai lançar um produto, ainda não tem audiência estabelecida. Com uma audiência na mão tudo fica mais fácil, mas se esse não é o caso, não tem problema, só significa que terá que ter uma estratégia de aquisição de leads adicional, tempo e grana para fazer isso.

Um número que considero bacana para produzir resultados de forma profissional, e pensar em 5.000 leads, mas se você não tiver condições de chegar nesse número pode começar com menos.

Mas tem um detalhe, é importante que esses leads estejam aquecidos e tenham uma conexão com o autor, ou seja, uma verdadeira audiência, isso é muito poderoso para o lançamento de um produto digital.

De nada vai adiantar uma lista fria, que não abre seus e-mails por exemplo, ou que os emails não cheguem na caixa de entrada.

Se bem que hoje em dia as pessoas estão cada vez menos abrindo e-mails, existem outras formas de entregar mensagens por Chatbots, através do Messenger ou Whatsapp que tem se mostrado bem mais eficientes, dependendo do nicho.

Até aqui tudo certo não é mesmo?

Defina o Preço do Lead (CPL)

Mas a pergunta principal é: Qual o preço do lead?

O preço do lead varia conforme o nicho do produto, mas em geral podemos falar algo entre R$ 2,00 e R$ 3,00

Deixa eu compartilhar com você 2 estudos de caso de geração de leads nesse ano de 2018.

CASE 1 – Nicho de Direito – Lead a R$ 0,51

Esse foi um caso fora da curva, foi para o lançamento de um curso online relativo a Reforma Trabalhista. Montamos uma estratégia de aquisição de leads, sugerimos um Lead Magnético (recompensa digital poderosa) para o produtor, e assim conseguimos após o processo de otimização, um lead ultra qualificado e relativamente barato.

CASE 2 – Nicho de Rodeios de Touros – Leads a R$ 0,48

Aqui foi um outro case, de um lançamento de um produtor celebridade reconhecido internacionalmente, um brasileiro campeão de rodeio, que reside no Texas, nos EUA.

Aproveitando ao máximo os ativos digitais de redes sociais, conseguimos gerar leads a partir de trafego pago a um custo baixo, e altamente qualificado. Esse lead barato foi fundamental para o sucesso do lançamento.

Não caia na armadilha de buscar APENAS Lead Barato

Aqui cabe ressaltar um detalhe importante. E totalmente natural que você como produtor deseje ter o lead mais barato possível, isso é totalmente natural. Entretanto de nada adianta pagar um lead barato se for desqualificado.

Quer ver algumas situações comuns? Olha só…

  • Imagine você vender um curso de R$ 2 mil, e atrair um lead que não tem poder aquisitivo para comprar seu curso, seria um completo desperdício
  • Imagine você oferecer um produto voltado para mulheres de 40 anos, e acabar gerando leads homens
  • Imagine você atrair leads muito baratos, toneladas deles, mas que simplesmente não interagem com a sua comunicação

 

Então você precisa na verdade de 2 coisas:

  • Lead mais barato possível
  • Lead altamente qualificado

Para conseguir isso você terá que rodar uma estratégia de aquisição de leads bem elaborada que tenha o potencial de atrair os leads certos, com uma ótima segmentação, com landing pages de alta conversão, e os melhores anúncios.

E dependendo dos ativos digitais que você tenha, se tem um blog ou forte presença nas redes sociais, aproveitar o tráfego orgânico pode ser um tremendo diferencial, inclusive para baixar o CPL – Custo Por Lead.

Então quanto vou gastar em tráfego?

Já falamos sobre preço de leads, e para ter a soma do gasto, basta você fazer a multiplicação de preço do lead x quantidade.

Mas não é só isso…

Se você quer realmente calcular o custo do tráfego da forma mais precisa, você terá que considerar 3 aspectos importantes nessa soma:

  • Orçamento para Otimização
  • Custo diretos com Leads
  • Remarketing

Uma estratégia de geração de leads, deve levar em conta um orçamento separado apenas para otimização.

De forma geral, para fins práticos, eu recomendo que você separe pelo menos R$ 800,00 apenas para otimização, ou seja, para fazer os ajustes tanto nos anúncios como em landing pages para a máxima conversão e baixar os custos com anúncios.

Durante o processo de otimização você ou sua equipe farão muitos testes, para identificar o que melhor converte, tanto em anúncios como páginas e isso deve ser previsto no seu orçamento.

Evidentemente se você tiver uma verba considerável, como eu já tive na ocasião em que fui Gestor de Tráfego de um lançamento, com mais de R$ 45 mil de orçamento, naturalmente os custos de otimização são praticamente desprezíveis em face de todo o montante.

Certo! Até agora já falamos do orçamento para otimização, do custo direto com leads, falta falar do custo com Remarketing.

Separe 30% dos Custos para Remarketing

Se posso te dar uma dica super quente aqui:
Não negligencie o poder do remarketing.

Seja um funil ou lançamento o remarketing é imprescindível.

Lembrando que o tamanho mínimo ideal de uma lista de remarketing seria de 1.000 pessoas.

Abaixo disso pode ser que o remarketing não seja tão efetivo e não consiga atingir a pessoas.

Por isso é fundamental marcar as pessoas que passam por as suas páginas, e no caso do Facebook, agora você também tem a opção de criar públicos que interagiram com as publicações, com os anúncios, ou a fanpage, isso é bem poderoso e deve ser explorado no seu projeto.

Agora que você já sabe a importância e o poder do remarketing para o sucesso do seu lançamento, basta saber que você deve separar 30% da verba de geração de leads, para remarketing.

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