Plataforma Magento ? Que nada ! Saiba porquê optamos por não utilizá-la

Pensando em montar uma Loja Virtual com a Plataforma Magento Ecommerce ? Descubra aqui porque fizemos a loucura da NÃO OPTAR por ela!

magento-que-nada

Muito possivelmente o que trouxe você a ler esse artigo foi a curiosidade, do que quero dizer com “Que nada!” então irei justamente falar e explicar sobre isso.

Se você já possui uma Loja Magento ótimo, esse artigo pode te ajudar a esclarecer algumas questões, ou se ainda não tem e está pensando em utilizar, esse artigo também pode te fazer refletir a respeito, e ajudar a tomar sua decisão.

VERDADE: O Magento E-commerce não é para todos os E-commerces

Que o Magento é um sistema super completo, altamente profissional e muito poderoso, tenho certeza que eu e você concordamos quanto a isso. Mas o que algumas pessoas não sabem é que o Magento é um sistema que necessita de recursos e não são poucos, tanto de mão de obra altamente qualificada, como investimentos em servidor (hospedagem), entre outras características. Embora o Magento seja um sistema Open Source, que pode ser baixado da internet GRATUITAMENTE, e instalado em um servidor com PHP + MySql, isso não significa que ele seja um sistema barato ou até gratuito, muito pelo contrário.

O Magento é indicado para E-commerces que exijam alta personalização, flexibilidade e seja instalado em um servidor com recursos para atender as exigências do Magento, em geral um dedicado ou Cloud Computing.

Quando Não utilizar o Magento

Bem se o Magento é um sistema comprovado, altamente eficaz, e super profissional, existe situações onde ele não se aplica e não é recomendado ? Sim existe. Mas os motivos não são devido a limitações no sistema, muito pelo contrário, e sim devido as exigências de servidor que representa um custo mais elevado com hospedagem e mão-de-obra qualificada. Estou falando de pequenos Ecommerce, até micro lojas virtuais. Tenho visto com alguma freqüência, a instalação do Magento em hospedagens compartilhadas, ou seja com poucos recursos, e isso é uma verdadeira aberração, na minha opinião. Certamente essa loja virtual vai apresentar lentidão, por mais que o Magento seja bem configurado e otimizado, porque a hospedagem não possui os recursos de que o sistema precisa para executá-lo com eficiência.

Para pequenos E-commerces, existem opções de Lojas Virtuais Alugadas, que certamente serão mais interessantes em vários aspectos: custo, velocidade, simplicidade, sem manutenção e muito menos dor de cabeça para o lojista virtual.

A Velocidade da Plataforma é Crucial !

Já tive a oportunidade de testar muitos tipos de plataformas, tanto como desenvolvedor web e como Lojista Virtual utilizando na prática, no dia-a-dia. Testamos Sistemas de Lojas Virtuais como: Magento, Open Cart, Prestashop, Oscommerce, e várias outras. E tem um aspecto que imagino que seja crucial para todo lojista virtual, que é a velocidade, o desempenho da plataforma. De nada ainda você ter uma loja virtual linda e maravilhosa, cheia de recursos – SE ELA FOR LENTA. Se a Loja demorar a abrir você simplesmente PERDE O CLIENTE, ele vai embora da sua loja virtual. Para quem está ambientado com o E-commerce sabe que desempenho é tudo! Isso é um ponto altamente relevante diante de tanta concorrência que existe hoje, basta um clique para o comprador simplesmente sair da sua loja e ir embora, e talvez nunca mais voltar.

E mais ! O rankeamento no Google está diretamente ligado a velocidade de sua loja virtual, porque o Google entende que sites rápidos dão uma melhor experiência de navegação ao usuário, e isso ajuda muito na sua classificação. Em contrapartida, se sua loja for lenta, está correndo o risco de perder posição nos resultados de pesquisa do Google.

E ainda tem mais ! Todo o E-commerce possui campanhas de Marketing Digital pagas, normalmente por CPC, onde paga por clique. Uma das piores coisas que pode acontecer é você ter uma loja lenta, que demora a abrir numa campanha CPC, pois pode acontecer do internauta não esperar a loja abrir, e você acabar perdendo a chance de venda, mas fica com o clique para pagar.

Antes de ser Crucificado ou Linchado

Só quero dizer que não tenho nada contra o Magento, muito pelo contrário é sistema fantástico, robusto e poderoso – e justamente por esses predicados é que essa plataforma merece a devida atenção na hora de contratar profissionais, escolher hospedagens, e naturalmente fazer a opção por ela.

A mensagem que gostaria de deixar é que se optar pelo Magento, faça uma opção consciente de que é uma plataforma que exigirá tanto recursos de investimento, como profissionais ou empresas qualificadas, indicado para E-commerces Profissionais, que estão buscando alta personalização.

Conclusão

Por esses motivos, optamos em não utilizar o Magento E-commerce aqui no Vender Mais Online, embora seja uma tendência tecnológica, entendemos que o Magento atende especificamente um tipo de lojista, aquele que busca muitos recursos e quer investir para ter um E-commerce Profissional.

O Vender Mais Online se posicionou em atender pequenos e médios E-commerce, com sua própria Plataforma, e o principal quesito, ou seja, o ponto mais forte do nosso sistema é a velocidade, sem falar que também de forma geral não perde em nada para o Magento, possuindo muitos recursos de SEO e tantos outros.

  • [linkHostAmigavel link_ref="VMOlojavirtualPronta" link_ancora="Loja Virtual Pronta"]
  • [linkHostAmigavel link_ref="VMOlojaRecursos" link_ancora="Recursos da Loja Virtual Pronta"]
  • [linkHostAmigavel link_ref="VMOlojaVantagens" link_ancora="Vantagens da Loja Alugada"]
  • [linkHostAmigavel link_ref="VMOplanosEprecos" link_ancora="Planos e Preços"]
  • http://www.paulosebin.com.br Paulo Augusto Sebin

    Muito pertinente o seu artigo. Concordo que o Magento é bem pesado, e requer um servidor com alta capacidade. Nesse termo, até concordo, porém, usar plataformas alugadas não é uma boa opção para quem deseja otimizar o site, fazer SEO para melhorar a qualidade do mesmo para conquistar boas posições no Google, por exemplo. Muitos empresários já me procuraram para fazer SEO nessas plataformas e simplesmente digo: não dá para otimizar. A maioria dessas plataformas não contam com todos os recursos necessários para otimização de websites, e assim, o empresário fica preso a muitas coisas sem solução.

    • André Santos

      Olá Paulo, eu também concordo com você. Para cada situação você tem uma solução mais adequada. O lojista que necessitar de alta personalização o Magento é a melhor solução, mas como eu disse, mas colocando num servidor bacana, para rodar adequadamente.

      Abraço, obrigado por participar.

  • Giovani

    Ola Paulo e Andre, eu abri uma loja virtual recentemente http://www.shoppstore.com.br e o produto principal é um balde centrifufador conhecido como Spin And Go, então sabendo disso registrei http://www.spinandgo.com.br, e redirecionei para o site principal, mas quando faço a pesquisa no Google com as palvras Spin and Go, nem aparece, minha loja esta na nuvem shop, voces tem alguma sugestao se é que é possivel fazer ou será que a plataforma da Nuvem Shop realmente me deixa engessado?

    • André Santos

      Olá Giovani, olhei os teus links e percebi que o segundo http://www.spinandgo.com.br faz somente um redirecionamento para a loja virtual. Para você conseguir se destacar no Google não é tão simples assim, precisa bem mais do que isso.

      Seu site deve ter conteúdo relevante, domínio com autoridade, entre muitos outros fatores.

      Não acho que o problema seja na sua plataforma, e sim na falta de uma estratégia para conseguir se destacar para determinada palavra chave. Aqui no blog vc pode encontrar alguns artigos que escrevi a respeito que podem te ajudar.

      Grato por seu comentário, boa sorte.

  • Reginaldo

    Hospedar fora do país é uma boa, por USD 50,00 vc consegue configurações que sairiam por R$350,00 na locaweb.

    • André Santos

      Olá Reginaldo

      Sim opções de hospedagem tem realmente aos montes, e a hospedagem deve ser analisada com muita atenção, e não somente o preço.

      Obrigado por comentar, sucesso a você.

  • Sebastian Tolentino

    Alguem pode me ajuda? Estou montando loja virtual (tá em fase de acabamento) e a empresa que está por tras é a Bis2Bis utilizando a plataforma MAgento. Fiquei com medo quando li este post, procurando saber sobre a Magento, dizendo que é muito lenta… em fim!! Já tenho uma loja virtual a InterFlores, plataforma alugada Fastcommerce, mas estou trocando por causa de SEO, e algumas ferramentas que a Fastcommerce não oferece, e preciso para minha loja como por exemplo uma “agenda de entrega”. A fastcommerce não oferece, e a Magento sim.
    Alguem poderia me ajudar, se realmente isso é verdade sobre a Magento, e o que me aconselharia? Ficaria grato se pudessem me ajudar. Abraços a todos

    • André Santos

      Sebastian não fique com medo. O Magento é uma plataforma excelente, o que só quis dizer aqui é que seu Ecommerce deve ser bem dimensionado, usando recursos de servidor para seu projeto. Contratando os serviços de uma empresa que seja especializada em Magento com certeza irá te atender.
      Sucesso!

  • Jonas Martinez

    Muito bom o artigo! De fato mão de obra complica a coisa, tem muita gente se aventurando e colocando absurdos no ar, mas posso garantir que um magento na aws com varnish bem configurado da para ter uma plataforma bem robusta com um custo beneficio excelente!
    Mas a mão de obra encarece :p