O QUE VENDER na Loja Virtual, Ecommerce

Descubra aqui o que vender em uma loja virtual, e-commerce e entenda a importância de saber o que vender pela internet, antes de montar uma loja virtual, para aumentar suas chances de SUCESSO.

O que Vender numa Loja Virtual ?

Muitas pessoas que sonham vender produtos pela Internet, montando sua loja virtual, se perguntam:

“O que vender em uma Loja Virtual ?”

Uma vez que o comércio eletrônico tem crescido tanto, entre taxas de 30 a 40%, nos últimos anos, e se tornado uma tendência de consumo cada vez mais forte aqui no Brasil.

Ao mesmo tempo em que o mercado de E-commerce cresce, aumenta também os concorrentes dentro do comércio eletrônico, onde cada vez mais lojistas virtuais estão se formalizando nesse mercado.

Saber o que vender é fundamental para uma Loja Virtual, podendo ainda significar a diferença entre o sucesso e o fracasso, principalmente se fizer a escolha errada e acabar caindo em um segmento de concorrência altamente acirrada, com a participação de grandes players, onde você precisa trabalhar a escala e ainda dispor de enormes recursos de publicidade.

Atue num Nicho de Mercado

Se o seu E-commerce for de pequeno ou médio porte, melhor que você escolha um Nicho de Mercado para atuar, terá maiores chances de se sobressair e atingir o sucesso.

Escolha um segmento de produtos ao qual você tenha familiaridade, produtos que tenham a ver com seus hobbys, interesses, assuntos que você domine, ou até gostaria de estudar para aprender mais.

Ao escolher por atuar em um Nicho de Mercado, você tem muitos benefícios, entre eles:

  1. Pode escolher uma URL para sua loja virtual, que tenha a principal palavra chave do nicho, e assim conseguir maior relevância nos buscadores como o Google, trazendo tráfego orgânico (NÃO PAGO), com maior facilidade, utilizando recursos de SEO.
  2. Suas campanhas de Marketing Digital podem tornar-se mais efetivas, porque é mais fácil atingir um público de forma segmentada, e focada, do que um grande público não segmentado, ou exija diversas segmentações.
  3. É mais fácil consolidar uma marca em um nicho de mercado, sendo uma loja especializada em determinado segmento, tornando-se referência, do que uma loja com vários departamentos que vende de tudo.
  4. Atuar dentro de um Nicho de mercado representa trabalhar com uma quantidade menor de fornecedores, e assim poder ter parcerias bem definidas, e estratégicas para seu negócio.

Evite concorrência com os Grandes Varejistas

Atuar em um Nicho de Mercado no E-commerce, é altamente interessante, justamente por que você evita a concorrência direta com os grandes players, você consegue trabalhar melhor o seu marketing, de forma mais segmentada, com mais foco, aumentando assim as chances de SUCESSO.

É importante você saber quais são os mercados mais concorridos em termos de vendas pela Internet, heis eles:

  1. Eletrodomésticos
  2. Computadores
  3. Saúde, Beleza e Medicamentos
  4. Livros e Revistas
  5. Eletrônicos

Estão em ordem de importância, fonte empresa E-bit.

Nos mercados citados acima, você vai encontrar os “grandes players”, ou seja, os grandes varejistas do comércio eletrônico, portanto fuja da concorrência direta com eles, para aumentar suas chances de SUCESSO.

Como encontrar um Nicho de Mercado

Para encontrar o seu nicho de mercado, faça o seguinte:

  1. Pegue papel e caneta, e escolha um local agradável, ao qual não será incomodado por alguns minutos, melhor se for ao ar livre, um local diferente, novo para você, que você se desligue de todos seus problemas e questões cotidianas. Por exemplo: uma praça, um sítio, na praia, uma chácara, um clube, etc. Ou se não puder sair de sua residência, procure simplesmente um local tranqüilo, onde não será importunado.
  2. Agora simplesmente escreva no papel despreocupadamente, coisas que você se interessa, gosta de fazer, que esteja ligado a seus hobys, etc. Procure escrever no mínimo 10 coisas que te interessam. Exemplo: viajar de carro, andar de bicicleta, pescar, ir ao shopping, jogar videogame, etc..
  3. Pois bem, agora olhe bem para essas 10 coisas, uma por uma, e associe pelo menos 3 produtos para cada uma delas. Por exemplo: Viajar de Carro – acessórios carro, aparelho de som carro, lâmpadas Xenon, Navegador GPS, etc. E assim por diante.
  4. Agora você já tem Insights de prováveis produtos, para poder montar uma loja virtual, que estejam diretamente ligados a seus interesses. Você pode escolher entre 3 das 10 opções e trabalhar mais para entender qual delas pode ser a melhor opção para sua loja virtual.
  5. Dentre essas (3) três opções selecionadas, você pode fazer pesquisas de mercado para entender melhor os segmentos e escolher um para atuar. Procure identificar lojas virtuais que já são referência, veja quem anuncia no Google, entre nos seus perfis no facebook e Twitter e procure levantar o máximo de informações possíveis.
  6. Agora chegou a vez de escolher somente seu nicho de mercado, com base nas informações levantadas, e principalmente aquele que faz mais sentido para você, ou seja, ou produtos que você gostaria de trabalhar.

Exemplos de Lojas Virtuais em Nichos de Mercado

E para finalizar aqui vai uma lista que pode te ajudar ainda mais, exemplos de lojas virtuais especializadas em algum segmento, estabelecidas em um Nicho de Mercado:

  1. Loja Virtual de Brinquedos
  2. Loja Virtual de Acessórios Automotivos
  3. Loja Virtual de Games
  4. Loja Virtual de Artigos para Bebês
  5. Loja Virtual de Roupas Femininas
  6. Loja Virtual de Calçados
  7. Loja Virtual de Calçados Femininos
  8. Loja Virtual de Antiguidades
  9. Loja Virtual de Artesanato
  10. Loja Virtual de Pedras Preciosas
  11. Loja Virtual de Artigos Religiosos
  12. Loja Virtual de Artigos Evangélicos
  13. Loja Virtual de Cama, Mesa e Banho
  14. Loja Virtual de Artigos de Decoração
  15. Loja Virtual de Produtos de Segurança
  16. Loja Virtual de Produtos de Espionagem
  17. Loja Virtual de Modelismo
  18. Loja Virtual de Discos de Vinil
  19. Loja Virtual de Selos Colecionáveis
  20. Loja Virtual de Ferramentas
  21. Loja Virtual de Instrumentos Musicais
  22. Loja Virtual de Camping e Pesca

 

Lembre-se:
Um E-commerce de SUCESSO, é feito com: planejamento, dedicação, informação e tecnologia.

 

Pesquisas Recentes:

  • o que vender em uma loja virtual
Postado em Montar Loja Virtual e marcado como , em por .

Autor: André Santos

Empreendedor, empresário há 18 anos, desenvolvedor web, estudioso de Marketing, se especializou em empreendedorismo online, e desde de 2004 tem seus negócios baseados 100% na web. Criador do Vender Mais Online, compartilha suas idéias através desse blog, redigindo artigos técnicos para ajudar empreendedores e lojistas virtuais.

  • Theo

    Muito legal as informações! Parabéns… Deu uma luz para eu começar

  • http://www.makedonos.net Otávio

    Então uma loja virtual de informática seria uma roubada???

    • André Santos

      Olá Otávio:
      Para trabalhar com informática você precisa ter preços bastante competitivos, condições de pagamento facilitadas sem juros, e ainda dispor de frete grátis.

      Tudo isso para ser competitivo nesse mercado.
      Obrigado por sua participação,

  • Michael Toniatti

    Já salvei em “favoritos”. Estou começando a me movimentar por trilhas sinuosas e intrincadas do e-commerce, na intenção de criar uma loja virtual. Ter um mínimo de domínio sobre atos e fatos envolvidos no assunto é, para principiantes, um pouco complexo, e o material apresentado pela Vender Mais OnLine me foi uma lanterna no escuro. Obrigado.
    Estou receptivo à mais orientações.
    Seria de utilidade fazer um curso básico de informática ?

    Att. Michael.

    • André Santos

      Olá Michael, com certeza ter habilidade com informática ajuda muito, uma vez que a operação de E-commerce é basicamente toda em operação em computadores e softwares.

      Fico feliz que o conteúdo desse site tenha lhe ajudado.

      Obrigado por comentar.

  • David Alexandre Moraes Jardim

    Ola Andre, sou estudante de eletronica em automacao industrial e estou querendo vender cameras de seguranca, qual sua opiniao?

    • André Santos

      Olá David, recomendo que faça uma pesquisa para entender a concorrência no seu segmento. E quando for montar seu e-commerce faça um planejamento para entrar com o pé direito.

      Obrigado por comentar.